Normas para publicação

1- Durante o XIII Seminário em Educação e VIII Colóquio de Pesquisa, professores, profissionais, alunos de graduação e de Pós-Graduação poderão inscrever resumos, relatos de experiência ou trabalhos completos, resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas.

2- Os trabalhos inscritos e aprovados em formato de resumo, relato de experiência ou trabalho completo serão apresentados em sessões de comunicação oral (duração máxima de cada apresentação: 15 minutos).

3- Os resumos, relatos de experiência e trabalhos completos, encaminhados segundo o eixo temático escolhido pelo(s) inscrito(s), serão submetidos à avaliação da Comissão Científica, que decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade. Cada mesa de comunicações será organizada segundo um eixo temático, ou a articulação de mais de um deles e contará com um coordenador e um debatedor.

4- Os resumos, resultantes de pesquisa concluída ou em andamento, devem conter no mínimo 1.500 e no máximo 2.500 caracteres (com espaços), usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples). Indicar o eixo temático escolhido. O título do trabalho deverá ser centralizado em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) apenas com inicial maiúscula, sem negrito, alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se tiver mais de um autor. À frente do nome de cada autor, colocar o nome da Instituição de origem e endereço eletrônico do(s) autor(es), entre parênteses.  Após, escrever o texto. Os resumos deverão conter: temática, objetivos, metodologia e resultados. No final do resumo, deve-se colocar 3 (três) palavras-chave separadas por ponto final. Verificar arquivo disponível no final desta página. 

5- Os relatos de experiências devem conter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 8 (oito) páginas, incluindo as referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas). Deve-se respeitar a seguinte configuração, em folha A4; 1,25 cm de recuo para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas. Indicar o eixo temático escolhido. O título do trabalho deverá ser centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) apenas com inicial maiúscula, sem negrito, alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se tiver mais de um autor. À frente do nome de cada autor, colocar o nome da Instituição de origem, agência financiadora (se houver) e endereço eletrônico do(s) autor(es), entre parênteses. Após, escrever o texto. Os relatos de experiências deverão conter: introdução, metodologia, discussão, resultados e referências. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023/2018.  Utilize arquivo disponível no final desta página.

6- Os trabalhos completos, resultantes de pesquisa concluída ou em andamento, devem conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas, incluindo as referências, usando editor de texto Word for Windows (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas). Deve-se respeitar a seguinte configuração, em folha A4; 1,25 cm de recuo para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas. Indicar o eixo temático escolhido. O título do trabalho deverá ser centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Após o título, digitar o(s) nome(s) por extenso do(s) autor(es) apenas com inicial maiúscula, sem negrito, alinhado à direita, sublinhando o nome do apresentador do trabalho, se tiver mais de um autor. À frente do nome de cada autor, colocar o nome da Instituição de origem, agência financiadora (se houver) e endereço eletrônico do(s) autor(es), entre parênteses. Após, escrever o texto. Os trabalhos completos deverão conter: resumo, introdução, metodologia, discussão, resultados e referências. As referências devem estar de acordo com a NBR 6023/2018.  Verificar arquivo disponível no final desta página. 

7- As sessões de comunicação oral acontecerão nos dias 27 e 28 de outubro, respectivamente, das 8h às 11h e das 14h às 17h, totalmente de forma virtual. 

8- O prazo para envio dos trabalhos encerra-se, impreterivelmente, no dia 17 de outubro (houve prorrogação). A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 24 de outubro.

8.1- Caso algum autor que tenha o trabalho aprovado, necessite da emissão de uma carta aceite, favor enviar solicitação para o e-mail: seminarioeducacao2021@uems.br

9- Os trabalhos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail: seminarioeducacao2021@uems.br. No assunto do e-mail colocar, conforme cada caso, o eixo escolhido. No caso de inscrição de mais de um trabalho, deve ser feito o envio de cada arquivo separadamente, ou seja, uma mensagem para cada trabalho.

10- A apresentação de trabalhos está condicionada à inscrição no evento. Caso o trabalho seja em coautoria, será obrigatória a inscrição de todos os autores.

11- Resumo ou trabalho completo deverá ter no máximo 3 (três) autores. Nos relatos de experiência não há limite de autores. Em todas as modalidades de inscrição, não há limite de trabalhos por inscrito.

12- Não cabe recurso para trabalhos recusados pela Comissão Científica.

13- Alguns trabalhos serão selecionados pela Comissão Organizadora do XIII Seminário em Educação e VIII Colóquio de pesquisa para fazer parte de um E-book.


DESCRIÇÃO DOS EIXOS

 

1) História, Sociedade e Educação

O eixo busca articular pesquisas sobre as relações entre história, sociedade e educação, considerando nelas também a memória humana e contemplando: instituições educativas; impressos pedagógicos; formação e profissão docente; saberes e disciplinas escolares; produção, circulação e apropriação de ideias; cultura escolar; modelos educativos; intelectuais; mentalidades; patrimônio educativo, arquivos e acervos; representações e práticas pedagógicas; movimentos sociais, etnias e gênero, entre outros.

2) Linguagem, educação e cultura

O eixo busca articular pesquisas sobre as relações entre linguagem, educação e cultura, considerando a pluralidade destes termos e contemplando: práticas sociais de linguagem; propostas, programas e processos de ensino de línguas e literaturas; mídias e cultura digital; alfabetização; letramentos e multiletramentos; literaturas; manuais e livros didáticos; relações entre fala e escrita; textos e gêneros, entre outros.

3) Formação de professores e práticas pedagógicas

Este eixo concentrará comunicações científicas relacionadas a temas, como, por exemplo, alfabetização, avaliação da aprendizagem, BNCC, BNC-Formação, estágio curricular supervisionado, fundamentos e metodologias de ensino, PIBID, Residência Pedagógica, dentre outras questões direta ou indiretamente relacionadas com esse eixo.

4) Política Educacional, Currículo e Gestão Escolar

Neste eixo são aceitos trabalhos acadêmicos na área de políticas educacionais de forma particular análise de diferentes tipos de ensino, bem como a organização, financiamento, avaliação, formas de gestão, formas de acesso e regulação, níveis e modalidades, dentre outros temas. Os trabalhos poderão também tratar das diferentes formas de gestão administrativa e pedagógica nas diferentes instituições e sistemas de ensino de forma particular papéis de gestores públicos, como secretários de educação, dirigentes de ensino, diretores de escola, supervisores, orientadores e inspetores escolares, coordenadores pedagógicos e demais membros da equipe de gestão, assim como psicólogos, pedagogos etc e ainda as diferentes formas da gestão escolar e os aspectos administrativos, pedagógicos e curriculares. Os trabalhos sobre currículo devem tratar das diferentes teorias e concepções acerca do currículo escolar, dimensões do currículo em nível federal, em nível estadual, municipal e escolar, práticas curriculares, iniciativas inovadoras de implementação de currículo nas escolas e a inter-relação entre o currículo e as demais dimensões da educação (como: avaliação escolar, dentre outras).

5) Educação das Infâncias

Neste eixo, poderão ser apresentados trabalhos que tratam das diferentes perspectivas da infância na atualidade de forma particular as teorias sobre infância, seus fundamentos filosóficos, históricos, antropológicos, sociológicos e psicológicos; as diferentes políticas públicas para a educação infantil; as práticas pedagógicas e curriculares na educação infantil e as metodologias de trabalho pedagógico nessa etapa educacional. 

6) Paulo Freire: práxis, pedagogias e pensamento filosófico

O eixo visa dialogar sobre a concepção filosófica freriana e suas implicações teórico-metodológicas na busca de processos emancipatórios a partir de uma educação problematizadora. Objetiva a partilha de experiências dos contextos acadêmicos escolares e não escolares nos diversos espaços educativos: na universidade; na formação inicial e permanente professores e professoras; na educação tecnológica e profissional; no âmbito da implementação de políticas educacionais e administrações das instituições e sistemas de ensino; nas experiências em Educação Popular, nas resistências dos estudantes da educação básica; nas vivências e alfabetização de jovens e adultos; e da educação especial. Enfim, aborda os diversos percursos formativos a partir de sua práxis.

7) Diretos Humanos, diversidade e inclusão

Neste eixo busca interseccionar diferentes campos de conhecimento com foco em temas como: justiça social, direitos humanos, relações étnico-raciais, educação indígena, de povos tradicionais e quilombolas, educação do campo, gênero, sexualidade, educação de jovens e adultos, educação especial e inclusiva. Visa abordar tais temas no âmbito da diversidade, compreendida como dimensão humana e como uma construção histórica, social, cultural e política das diferenças que se expressam nas complexas relações sociais e de poder.


Anexos: