Apresentação

XIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E

VIII COLÓQUIO DE PESQUISA:

 Pensamento de Paulo Freire para a educação versus

Projetos de Brasil na atualidade:

o que defendemos?

 

 O XIII Seminário de Educação e o VIII Colóquio de Pesquisa são eventos científicos promovidos pelo curso de Pedagogia, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) e pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

Neste ano são comemorados 100 anos do nascimento de Paulo Freire, educador brasileiro que revolucionou nossa maneira de entender a prática educativa, e 10 anos de nosso Programa de Pós-Graduação em Educação (2011). Para nós, é, portanto, um ano de dupla comemoração e que exige defesa inalienável da educação pública, estatal, civil, gratuita, laica, universal e inclusiva.

As comemorações do centenário de Paulo Freire estão em curso no Brasil e no exterior e o “XIII Seminário de Educação e o VIII Colóquio de Pesquisa” faz parte desse movimento. O evento abrange uma extensa programação que poderá ser acessada de forma totalmente on-line, na qual será abordado o pensamento político-pedagógico freireano por meio do desenvolvimento de conferência, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, lançamento de livros e exposição fotográfica.

Paulo Freire é patrono da educação brasileira, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 12.612. Sua vida e obra foram marcadas por uma postura político-ideológica, de defesa das classes desfavorecidas e sua práxis educativa voltada para emancipação da pessoa humana, que envolve a politização, de forma que educandos possam identificar as injustiças que os oprimem e vislumbrem mudanças de forma coletiva.

O XIII Seminário de Educação e o VIII Colóquio de Pesquisa têm por objetivo discutir o pensamento político-pedagógico freireano, envolvendo reflexões sobre as propostas de educação em curso no contexto brasileiro atual.

    Com a realização desta edição dos eventos, pretendemos: oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação, de maneira a aproximar, cada vez mais, a universidade da escola de Educação Básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas; propiciar aos participantes discussões sobre as práticas pedagógicas realizadas com as crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no contexto atual, envolvendo profissionais de diferentes setores de atuação e em diversos momentos de formação profissional, de modo a promover a integração entre educação, sujeitos e práticas; socializar pesquisas realizadas por graduandos de iniciação científica, por pesquisadores de instituições de Ensino Superior e pelos demais profissionais da educação; e disseminar o conhecimento produzido no âmbito da UEMS de Paranaíba, por meio das discussões de pesquisas produzidas e em desenvolvimento. 

     Esperamos contar com a participação de estudantes de Graduação e Pós-graduação; professores do Ensino Superior; professores da Educação Básica; gestores de instituições de ensino e demais profissionais da educação.


Comissão Organizadora