XIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E
VIII COLÓQUIO DE PESQUISA:
Pensamento de Paulo Freire para a educação versus
Projetos de Brasil na atualidade:
o que defendemos?
Neste ano são comemorados 100 anos do
nascimento de Paulo Freire, educador brasileiro que revolucionou nossa maneira
de entender a prática educativa, e 10 anos de nosso Programa de Pós-Graduação
em Educação (2011). Para nós, é, portanto, um ano de dupla comemoração e
que exige defesa inalienável da educação pública, estatal, civil, gratuita,
laica, universal e inclusiva.
As comemorações do
centenário de Paulo Freire estão em curso no Brasil e no exterior e o “XIII
Seminário de Educação e o VIII Colóquio de Pesquisa” faz parte desse movimento. O evento abrange uma extensa programação que poderá
ser acessada de forma totalmente on-line, na qual será abordado o
pensamento político-pedagógico freireano por meio do desenvolvimento de
conferência, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, lançamento de
livros e exposição fotográfica.
Paulo
Freire é patrono da educação brasileira, conforme estabelecido pela Lei Federal
nº 12.612. Sua vida e obra foram marcadas por uma postura político-ideológica,
de defesa das classes desfavorecidas e sua práxis educativa voltada para
emancipação da pessoa humana, que envolve a politização, de forma que educandos
possam identificar as injustiças que os oprimem e vislumbrem mudanças de forma
coletiva.
O XIII Seminário de Educação e o VIII Colóquio de Pesquisa têm por objetivo discutir o pensamento político-pedagógico freireano, envolvendo reflexões sobre as propostas de educação em curso no contexto brasileiro atual.
Com a realização desta edição dos eventos, pretendemos: oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação, de maneira a aproximar, cada vez mais, a universidade da escola de Educação Básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas; propiciar aos participantes discussões sobre as práticas pedagógicas realizadas com as crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no contexto atual, envolvendo profissionais de diferentes setores de atuação e em diversos momentos de formação profissional, de modo a promover a integração entre educação, sujeitos e práticas; socializar pesquisas realizadas por graduandos de iniciação científica, por pesquisadores de instituições de Ensino Superior e pelos demais profissionais da educação; e disseminar o conhecimento produzido no âmbito da UEMS de Paranaíba, por meio das discussões de pesquisas produzidas e em desenvolvimento.
Esperamos
contar com a participação de estudantes de Graduação e Pós-graduação; professores do Ensino Superior; professores da Educação Básica; gestores de
instituições de ensino e demais profissionais da educação.
Comissão Organizadora