Os links das salas do Google Meet para as sessões de comunicação oral estão disponíveis na aba Transmissão do evento
TRABALHOS APROVADOS
Ordem alfabética de autor@/s
Nome/s autor@/s |
Título do trabalho |
Adriana
Carlos; Estela Natalina Mantovani Bertoletti |
AS
PRODUÇÕES DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA (1927-2016) PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E
SUL-MATO-GROSSENSE |
Adriano Marques Fernandes; Tânia
Regina Zimmermann |
RELAÇÕES DE PODER EM
REPRESENTAÇÕES NOS REGISTROS ESCOLARES EM
INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA REGIÃO DE JALES/SP |
Aldaisa
Souza Duarte; Luiana Carolina Ramos Carreira Araújo |
RELATOS
DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE MODO REMOTO, DIFICULDADES E
APRENDIZADOS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA. |
Ana Maria da Silva; Estela Natalina Mantovani Bertoletti |
A
PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE THEOBALDO MIRANDA SANTOS (1904 – 1971):
NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
Andreza Pereira |
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
Anielle
Fátima Ribeiro de Oliveira; Myllara Batista Soares |
EXPLANAÇÃO
DA ROTINA DO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. |
Camila Garcia Silva Maria Silvia Rosa Santana |
CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NA PROMOÇÃO DO
DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DAS CRIANÇAS |
Carina Maciel de
Oliveira Silva |
A
RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE AUTONOMIA E O EMPREGO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
DIGITAIS EM EVENTO DE LETRAMENTO “AULA” EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO |
Carla Nubiana Rezende;
Maria Silvia Rosa Santana |
PRIMEIRA INFÂNCIA: AS CARACTERÍSTICAS DAS
ATIVIDADES DOMINANTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA
CRIANÇA. |
Cláudio
Rodrigues da Silva |
INTER-RELAÇÃO
ENTRE LEITURA DAS BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS NA GRADUAÇÃO E DOMÍNIO DA METODOLOGIA
DO TRABALHO CIENTÍFICO |
Cláudio Rodrigues da Silva;
Agnes Iara Domingos Moraes |
IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2019 E DA BNC-FORMAÇÃO
PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Danyelle Moura dos Santos |
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Danyelle Moura dos Santos |
O PODER DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL |
Diego
Pereira da Silva; Estela Natalina Mantovani Bertoletti |
DO
SILENCIAMENTO DA HISTÓRIA DAS MULHERES DO SÉCULO XIX AO PROTAGONISMO NO
ESPAÇO PÚBLICO DE MULHERES PROFESSORAS NO TEMPO PRESENTE: ESCRITA DA
TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS |
Elaine Cristina Barbosa dos Anjos; Lucilo Antonio Rodrigues |
AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM
DESAFIO NA FORMAÇÃO DE DOCENTES |
Ellen Cristina Moraes
Silva; Bruno de Oliveira Ribeiro |
ENSINO REMOTO PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE
RIO VERDE - GO: A PANDEMIA E AS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Elzanir Silva Alves |
A INCLUSÃO DOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: DESAFIOS E NOVAS
PERSPECTIVAS |
Fabricia
de Cassia Grou de Paula |
A
IMPRENSA CATÓLICA E A INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DA MULHER MARINGAENSE
(1950-1979) |
Giseli Cirilo Lemes; Cíntia Santos Diallo |
TRAJETÓRIAS DE COTISTAS DESAFIOS E SUPERAÇÃO |
Ilda Renata da Silva Agliardi; Elisete Enir Bernardi Garcia |
EDUCAÇÃO INTEGRAL:
DENÚNCIA DOS RETROCESSOS E ANÚNCIO DE POSSIBILIDADES |
Indira Aparecida Santana Aragão Favareto; Gabriela Amorin Ferruzzi Campioni |
IMPACTOS DA LEI 12.796/2013 PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA
PRÉ-ESCOLA: APONTAMENTOS E REFLEXÕES ORIUNDOS DOS ESTUDOS DA ANPED |
Jéssica Maely dos Santos da Silva |
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO
(ORIXIMINÁ/PARÁ: ASPECTOS DA CULTURA ESCOLAR |
Julia Nunes Valim |
DESPATOLOGIZAÇÃO E DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO:
CONTRIBUIÇÕES DE MARIA APARECIDA AFFONSO MOYSÉS E CECÍLIA AZEVEDO LIMA
COLLARES (1994- 2020) |
Juscelaine Martins de Freitas; Silvana Arantes da
Silva |
O PIBID NA
FORMAÇÃO DO FUTURO DOCENTE: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E AS CONTRIBUIÇÕES
DE PAULO FREIRE |
Karina da Silva Almeida |
PAULO
FREIRE E O MUSEU: ESTABELECENDO DIÁLOGOS E CONEXÕES |
Lídia Carla Araújo dos Anjos |
O
MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR NO CONTROLE DAS COTAS RACIAIS DA UFS |
Lucicléia dos Santos Leite; Cíntia Santos Diallo |
APONTAMENTO SOBRE RESERVA DE VAGA PARA NEGROS/AS NO ENSINO
SUPERIOR |
Maria Eduarda da Silva Mota; Estela Natalina Mantovani Bertoletti |
CONTOS DE TRADIÇÃO ORAL: RECOLHAS E TRANSCRIÇÕES |
Mirian Roberta
Fernandes Pereira; Thaylla Beatriz Elias Pimenta; e Diogo da Silva Roiz |
LEITURA SOB A
ÓTICA DE FREIRE: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES HUMANAS E AS
PRÁTICAS SOCIAIS |
Nataly Ferreira Costa dos Santos |
O DESENHO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA |
Rafael
Messias Silva; Bruno de Oliveira Ribeiro |
A
PROFISSÃO DO PEDAGOGO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE – GO |
Rainara
da Silva da Conceição |
A
EDUCAÇÃO RURAL NA REVISTA BRASILEIRA DOS MUNICÍPIOS (1948-1968) |
Raissa
Nunes Pinto; Estela Natalina Mantovani Bertoletti |
A
LITERATURA INFANTIL DE PRESCILIANA DUARTE DE ALMEIDA NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
Regina Alves São Marcos; Estela
Natalina Mantovani Bertoletti |
ZALINA ROLIM (1893-1961) NA HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO |
Rhuan José Alves Botelho; Junior Tomaz de Sousa |
EXTENSÃO E PANDEMIA: FORMAÇÃO POLÍTICA, CIDADANIA E O DIREITO À
EDUCAÇÃO EM UM PROJETO COM A JUVENTUDE DE MUNICÍPIO DO MS |
Rodrigo dos Santos; Vanessa Domingos Toledo; e Marcos Gehrke |
A AÇÃO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO CONTEXTO DOS POVOS
DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS |
Sarah Cristina de Macedo Martins; Jassonia Lima Vasconcelos
Pacini |
|
Silvina
Maria dos Santos |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - LICENCIATURA
ARTES VISUAIS |
Stephani Vicentini Andrade; Juliana do Prado |
O QUE ENSINA A ESCOLA DA
VIDA? |
Sueli de Fátima Ribeiro; Estela Natalina Mantovani Bertoletti |
A ATUALIDADE DO CONTO
“PELE DE ASNO” DE CHARLES PERRAULT (1628-1703) |
Thalles
Valente de Paiva |
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
Thalles Valente de Paiva;
Lucia
de Fatima Valente |
A PEDAGOGIA FREIRIANA E SUA
RADICALIDADE COMO BASE DA PRÁXIS DO OPRIMIDO PARA CRIAÇÃO DA VIDA |
Thiago Henrique Muniz Morilha; Juliana do Prado |
PEDAGOGIAS DE
MASCULINIDADES EM MÍDIAS DIGITAIS |
Vania Lizie da Silva Lima; Milka Helena Carrilho Slavez |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
E SUAS INTERVENIÊNCIAS NA IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA |
Viviane Silva Ferreira; José Antonio de Souza; e Gislaine Cristina Nogueira |
FACETAS E USOS DO LIVRO
DIDÁTICO X FORMAÇÃO DOCENTE, INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES: CONHECER
PARA UTILIZAR |
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
DATA E HORÁRIO: 27/10 - 8h às 11h (Horário de MS)
9h às 12h (Horário de Brasília)
Eixo: 1) História, Sociedade e Educação
Coordenadora e debatedora: Profa. Dra. Katia Cristina Norões e Profa. Dra. Franciele Ruiz Pasquim
Link do Google Meet: https://meet.google.com/azi-nqni-fgn
| Nome/s autor@/s | Título do trabalho |
1 | Adriana Carlos; Estela Natalina Mantovani Bertoletti | AS PRODUÇÕES DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA (1927-2016) PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SUL-MATO-GROSSENSE |
2 | Ana Maria da Silva; Estela Natalina Mantovani Bertoletti | A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE THEOBALDO MIRANDA SANTOS (1904 – 1971): NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
3 | Fabricia de Cassia Grou de Paula | A IMPRENSA CATÓLICA E A INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DA MULHER MARINGAENSE (1950-1979) |
4 | Rainara da Silva da Conceição | A EDUCAÇÃO RURAL NA REVISTA BRASILEIRA DOS MUNICÍPIOS (1948-1968) |
5 | Raissa Nunes Pinto; Estela Natalina Mantovani Bertoletti | A LITERATURA INFANTIL DE PRESCILIANA DUARTE DE ALMEIDA NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
6 | Regina Alves São Marcos; Estela Natalina Mantovani Bertoletti | ZALINA ROLIM (1893-1961) NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
Eixos: 1) História, Sociedade e Educação e 7) Diretos Humanos, diversidade e inclusão
Coordenadora e debatedora: Profa. Dra. Lucélia Tavares Guimarães e Profa. Dra. Kênia Mendonça Diniz
Link do Google Meet: https://meet.google.com/irr-xemb-nwe
| Nome/s autor@/s | Título do trabalho |
1 | Adriano Marques Fernandes Tânia Regina Zimmermann | RELAÇÕES DE PODER EM REPRESENTAÇÕES NOS REGISTROS ESCOLARES EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA REGIÃO DE JALES/SP |
2 | Giseli Cirilo Lemes Cíntia Santos Diallo | TRAJETÓRIAS DE COTISTAS DESAFIOS E SUPERAÇÃO |
3 | Lídia Carla Araújo dos Anjos | O MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR NO CONTROLE DAS COTAS RACIAIS DA UFS |
4 | Lucicléia dos Santos Leite Cíntia Santos Diallo | APONTAMENTO SOBRE RESERVA DE VAGA PARA NEGROS/AS NO ENSINO SUPERIOR |
5 | Rhuan José Alves Botelho Junior Tomaz de Sousa | EXTENSÃO E PANDEMIA: FORMAÇÃO POLÍTICA, CIDADANIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM UM PROJETO COM A JUVENTUDE DE MUNICÍPIO DO MS |
6 | Rodrigo dos Santos Vanessa Domingos Toledo Marcos Gehrke | A AÇÃO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO CONTEXTO DOS POVOS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS |
Eixos: 1) História, Sociedade e Educação e 3) Formação de professores e práticas pedagógicas
Coordenadora e debatedora: Profa. Dra. Maria Silvia Rosa Santana e Profa. Dra. Aline Pires de Morais
Link do Google Meet: https://meet.google.com/mar-ercu-svb
| Nome/s autor@/s | Título do trabalho |
1 | Aldaisa Souza Duarte; Luiana Carolina Ramos Carreira Araújo | RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE MODO REMOTO, DIFICULDADES E APRENDIZADOS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA. |
2 | Anielle Fátima Ribeiro de Oliveira; Myllara Batista Soares | EXPLANAÇÃO DA ROTINA DO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. |
3 | Diego Pereira da Silva; Estela Natalina Mantovani Bertoletti | DO SILENCIAMENTO DA HISTÓRIA DAS MULHERES DO SÉCULO XIX AO PROTAGONISMO NO ESPAÇO PÚBLICO DE MULHERES PROFESSORAS NO TEMPO PRESENTE: ESCRITA DA TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS |
4 | Juscelaine Martins de Freitas; Silvana Arantes da Silva | O PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO DOCENTE: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE |
5 | Karina da Silva Almeida | PAULO FREIRE E O MUSEU: ESTABELECENDO DIÁLOGOS E CONEXÕES |
6 | Silvina Maria dos Santos | ESTÁGIO SUPERVISIONADO - LICENCIATURA ARTES VISUAIS |
Eixos: 5) Educação das infâncias e 7) Diretos Humanos, diversidade e inclusão
Coordenador e debatedora: Prof. Dr. Cláudio Rodrigues da Silva e Profa. Dra. Karina Perin Ferraro
Link do Google Meet: https://meet.google.com/tuj-yzfi-rgf
| Nome/s autor@/s | Título do trabalho |
1 | Andreza Pereira | EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
2 | Cláudio Rodrigues da Silva Agnes Iara Domingos Moraes | IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2019 E DA BNC-FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL |
3 | Ellen Cristina Moraes Silva; Bruno de Oliveira Ribeiro | ENSINO REMOTO PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE RIO VERDE - GO: A PANDEMIA E AS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
4 | Elzanir Silva Alves | A INCLUSÃO DOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS |
5 | Jéssica Maely dos Santos da Silva | ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTO ANTÔNIO (ORIXIMINÁ/PARÁ: ASPECTOS DA CULTURA ESCOLAR |
6 | Julia Nunes Valim | DESPATOLOGIZAÇÃO E DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE MARIA APARECIDA AFFONSO MOYSÉS E CECÍLIA AZEVEDO LIMA COLLARES (1994-2020) |
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
DATA E HORÁRIO: 28/10 - 14h às 17h
15h às 18h (Horário de Brasília)
Eixos: 1) História, Sociedade e Educação; 4) Política Educacional, Currículo e Gestão Escolar; 6) Paulo Freire: práxis, pedagogias e pensamento filosófico
Coordenadora e debatedora: Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti e Profa. Dra. Agnes Iara Domingos Moraes
Link do Google Meet: https://meet.google.com/xhr-zxba-mmi
| Nome/s autor@/s | Título do trabalho |
1 | Cláudio Rodrigues da Silva | INTER-RELAÇÃO ENTRE LEITURA DAS BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS NA GRADUAÇÃO E DOMÍNIO DA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO |
2 | Ilda Renata da Silva Agliardi; Elisete Enir Bernardi Garcia | EDUCAÇÃO INTEGRAL: DENÚNCIA DOS RETROCESSOS E ANÚNCIO DE POSSIBILIDADES
|
3 | Mirian Roberta Fernandes Pereira; Thaylla Beatriz Elias Pimenta; e Diogo da Silva Roiz | LEITURA SOB A ÓTICA DE FREIRE: UM PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES HUMANAS E AS PRÁTICAS SOCIAIS
|
4 | Rafael Messias Silva; Bruno de Oliveira Ribeiro | A PROFISSÃO DO PEDAGOGO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE – GO |
5 | Sarah Cristina de Macedo Martins; Jassonia Lima Vasconcelos Pacini | ESCOLARIDADE E SUICÍDIO: MAPEAMENTO EM PARANAÍBA/MS |
6 | Thalles Valente de Paiva | PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA |
7 | Thalles Valente de Paiva; Lucia de Fatima Valente | A PEDAGOGIA FREIRIANA E SUA RADICALIDADE COMO BASE DA PRÁXIS DO OPRIMIDO PARA CRIAÇÃO DA VIDA |
Eixo: 2) Linguagem, educação e cultura
Coordenador e debatedora: Prof. Dr. José Antonio de Souza e Profa. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez
Link do Google Meet: https://meet.google.com/vbb-aein-tgy
| Nome/s autor@/s | Título do trabalho |
1 | Carina Maciel de Oliveira Silva | A RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE AUTONOMIA E O EMPREGO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EVENTO DE LETRAMENTO “AULA” EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO |
2 | Elaine Cristina Barbosa dos Anjos Lucilo Antonio Rodrigues | AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE DOCENTES |
3 | Maria Eduarda da Silva Mota Estela Natalina Mantovani Bertoletti | CONTOS DE TRADIÇÃO ORAL: RECOLHAS E TRANSCRIÇÕES |
5 | Stephani Vicentini Andrade Juliana do Prado | O QUE ENSINA A ESCOLA DA VIDA? |
4 | Sueli de Fátima Ribeiro Estela Natalina Mantovani Bertolleti | A ATUALIDADE DO CONTO “PELE DE ASNO” DE CHARLES PERRAULT (1628-1703) |
6 | Thiago Henrique Muniz Morilha Juliana do Prado | PEDAGOGIAS DE MASCULINIDADES EM MÍDIAS DIGITAIS |
7 | Viviane Silva Ferreira José Antonio de Souza Gislaine Cristina Nogueira | FACETAS E USOS DO LIVRO DIDÁTICO X FORMAÇÃO DOCENTE, INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES: CONHECER PARA UTILIZAR |
Eixos: 2) Linguagem, educação e cultura e 5) Educação das Infâncias
Coordenadora e debatedora: Profa. Dra. Kênia Mendonça Diniz e Profa. Dra. Aline Pires de Morais
Link do Google Meet: https://meet.google.com/vtt-skgf-hay
| Nome/s autor@/s | Título do trabalho |
1 | Camila Garcia Silva Maria Silvia Rosa Santana | CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DAS CRIANÇAS |
2 | Carla Nubiana Rezende Maria Silvia Rosa Santana | PRIMEIRA INFÂNCIA: AS CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES DOMINANTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA CRIANÇA. |
3 | Danyelle Moura dos Santos | O PODER DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL |
4 | Danyelle Moura dos Santos | PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
5 | Indira Aparecida Santana Aragão Favareto Gabriela Amorin Ferruzzi Campioni | IMPACTOS DA LEI 12.796/2013 PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PRÉ-ESCOLA: APONTAMENTOS E REFLEXÕES ORIUNDOS DOS ESTUDOS DA ANPED |
6 | Nataly Ferreira Costa dos Santos | O DESENHO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA |
7 | Vania Lizie da Silva Lima Milka Helena Carrilho Slavez | A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERVENIÊNCIAS NA IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA |