MINICURSOS
A LISTA DE INSCRITOS DE CADA MINICURSO PODE SER VISUALIZADA NO LINK:
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Inscritos em cada minicurso receberão um link para acesso à sala virtual, por e-mail.
Minicurso 1: Diálogos entre feminismos afroamericanos e a pedagogia do oprimido
Profa. Dra. Tânia Regina Zimmermann (UEMS)
Data e horário: 27/10/2021, quarta-feira, das 13h às 15h (horário de MS)
Minicurso 2: Filosofia da educação popular: de Paulo Freire aos movimentos de cultura popular
Prof. Dr. Bruno Botelho Costa (IFES)
Data e horário: 27/10/2021, quarta-feira, das 15h30min às 17h30min (horário de MS)
Neste minicurso abordaremos a concepção de educação de Paulo Freire, enfatizando os seus pressupostos filosóficos e conceitos fundamentais, de modo a possibilitar uma trajetória pelas origens históricas e filosóficas desta concepção educacional, gestada entre as décadas 50 e 60 do século XX. Autor de uma concepção de educação que toma posição pela libertação humana e se estabelece explicitamente em oposição a todas as formas de dominação e opressão. Paulo Freire criou juntamente aos movimentos de cultura popular uma autêntica filosofia da educação popular, com o propósito de lutar pela emancipação do povo, contra o ataque à dignidade e aos direitos humanos fundamentais dos quais devem usufruir todas as pessoas. A fim de entender como surgiu esta filosofia, examinaremos seus temas e conceitos centrais, recorrendo a textos de Freire e de outros pensadores(as) militantes dos movimentos de cultura popular, como Jomard de Brito, Germano Coelho, Jarbas Vasconcelos, Aurelice Cardoso, entre outros(as), que contribuíram sobremaneira para a discussão sobre que educação o Brasil queria para o seu povo. Essa pergunta, feita e respondida pelos próprios setores populares organizados, reclamou para si um projeto de país, e não só de escola. E com essa diferença em particular, forjou-se o início de uma obra revolucionária, intransigentemente contrária à rigidez autoritária da educação tradicional e aberta às experiências geradas por comunidades educativas, de que os Círculos de Cultura são um exemplo. Não há como deixar de lado as discussões desse período de gênese do pensamento filosófico freiriano se quisermos compreender a base conceitual do trabalho educativo de Paulo Freire e o educador que ele foi.
Minicurso 3: Educação do Campo e Movimentos Sociais: contribuição de Paulo Freire para as práticas pedagógicas
Prof. Dr. Reginaldo Anselmo (EMEF do Campo Prof. Hermínio Pagotto - Assentamento Bela Vista, Araraquara/SP)
Data e horário: 27/10/2021, quarta-feira, das 15h30min às 17h30min (horário de MS)
O objetivo do minicurso é apresentar a relação do pensamento Freiriano com as práticas pedagógicas da Escola do Campo. Dado a extensão da obra de Paulo Freire, é importante frisar que, a ideia é estabelecer a relação proposta, a partir dos conceitos de Pedagogia da Autonomia. Dentro desta perspectiva teórica, serão apresentadas práticas pedagógicas baseadas no pensamento freiriano, desenvolvidas na EMEF do Campo Prof. Hermínio Pagotto, localizada no Assentamento Bela Vista, na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Sendo assim, mais do que discorrer sobre os conceitos presentes na obra do autor, o pretendido é visualizá-los nas práticas desenvolvidas no interior de uma escola do campo.
Minicurso 4: Freire e Vigotski: diálogos possíveis
Profa. Dra. Laura Marisa Carnielo Calejon (Programa de Pós Graduação em Psicologia Educacional do UNIFIEO - Centro Universitário na Microrregião de Osasco, São Paulo)
Data e horário: 28/10/2021, quinta-feira, das 8h às 10h (horário de MS)
I – O pensador e seu tempo: reflexões sobre o contexto social e político e a formação dos dois pensadores.
II – A educação na perspectiva dos dois pensadores: as diferentes concepções e perspectivas da educação, a dimensão humanizadora da educação na perspectiva dos dois pensadores. Pedagogia da tolerância, da Esperança e Pedagogia do Oprimido. O manejo das diferenças na promoção da cidadania.
III – A educação como alternativa de desenvolvimento e de libertação: a educação como possibilidade de expressividade do educando, o papel da linguagem na organização da vida psíquica, na compreensão do mundo e do nosso lugar nele. Educação libertadora e zona de desenvolvimento proximal.
Minicurso 5: Meio Século de Pedagogia do Oprimido: problematizando os conceitos de educação bancária e educação dialógica
Prof. Me. Wansley Ferreira de Freitas (Rede Municipal de Educação de Aporé/GO e Faculdades Integradas de Paranaíba-FIPAR)
Data e horário: 28/10/2021, quinta-feira, das 10h30min às 12h30min (horário de MS)
A proposta é promover uma reflexão trazida por Paulo Freire sobre a “concepção bancária de educação” e “educação dialógica” e suas conexões com os processos educacionais atuais (contemporâneos). Por ter sido escrita no século XX, durante seu exílio no Chile e em pleno período de Ditadura, seu livro continua provocando discussões acerca do papel do educador em relação ao educando, motivo que torna esse intelectual tão profícuo, chegando a ganhar o título de “Patrono da Educação brasileira”. Suas propostas perduram e produzem ressonâncias nos mais diversos meios sobre os modos de produzir educação e construir a autonomia dos sujeitos. Essas, são em linhas gerais, a proposta do minicurso.
Minicurso 6: Emancipação e educação: o um diálogo entre Paulo Freire e Amílcar Cabral
Prof.
Dr. Benjamin Xavier de Paula (UFU)
Data e horário: 29/10/2021, sexta-feira, das 10h30min às 12h30min (horário de MS)
Amílcar
Cabral foi a principal liderança do processo de independência das ex colônias
europeias e agora paises independentes, de Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e
Príncipe, o qual influenciou diversos outros processos de independência na
África. Seus ideais revolucionários tiveram como referência o pensamento de
Paulo Freire e, de forma particular, o conceito de educação para a libertação
por meio do qual a educação é entendida como um ato revolucionário de
emancipação do sujeito oprimido rumo as práticas de liberdade com vistas a
superação das diversas formas de opressão colonial. Neste entendimento, a luta
pela emancipação política da África colonizada rumo a uma África livre passava
não somente pela expulsão do colonizador e retomada do território, mas principalmente
pela expulsão do pensamento colonizador que existia dentro de cada colonizado
por meio de uma educação capaz de emancipar o sujeito colonizado e
transformá-lo em sujeito livre do colonialismo.
Minicurso 7: Minicurso 5: Professora, sim! Tia, não! A profissionalidade docente na Educação Infantil
Profa. Dra. Hellen Thais dos Santos (UEMS)
Profa. Dra. Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo (UFMS)
Data e horário: 29/10/2021, sexta-feira, das 13h às 15h (horário de MS)
A partir da obra “Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar”, de Paulo Freire, serão debatidos diferentes aspectos da profissionalidade do professor de Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, que intenciona a formação integral do sujeito de 0 a 5 anos de idade, por meio de práticas pedagógicas pautadas na interação e ludicidade. Desta forma, temos por objetivo principal dialogar sobre os saberes inerentes a profissionalidade docente e as especificidades dos processos educativos destinados às crianças que frequentam a creche e a pré-escola, desconstruindo concepções e apresentando a afetividade como eixo estruturante das mediações entre adultos, crianças e objetos culturais. Destarte, compreendemos que a profissionalidade constitui-se pelo reconhecimento das particularidades da função docente, isto é, pela existência de saberes específicos, pela autonomia docente e poder de decisão em relação ao trabalho educativo desenvolvido e o pertencimento a um grupo social.
Minicurso 8: As pedagogias de Paulo Freire
Prof. Dr. Diogo da Silva Roiz (UEMS)
Data e horário: 29/10/2021, sexta-feira, das 15h30min às 17h30min (horário de MS)
Discute-se como Paulo Freire elaborou sua pedagogia e a forma pela qual esta foi consagrada em sua obra como uma sequência de abordagens que se complementavam e completavam mutuamente seu olhar dialógico para a formação discente e a ação docente, por meio de uma prática crítica e emancipadora do indivíduo.
Relação de inscritos nos Minicursos, em anexo.