Normas para publicação

Durante o evento os participantes poderão inscrever resumo expandido e resumo simples de textos originais de pesquisas em andamento ou concluídas. Os resumos aprovados serão apresentados em sessões de comunicação oral com duração máxima de 20 minutos. 

Os resumos expandidos e simples encaminhados segundo GT escolhido serão submetidos à avaliação da Comissão Científica, que decidirá sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade.


      Os resumos expandidos devem conter: título centralizado e em negrito, em caixa alta; resumo contendo de 3 a 5 laudas, com espaçamento entre linhas simples; introdução; materiais e métodos;resultados e discussão e referências de acordo com as normas ABNT, seguindo as orientações do modelo em anexo, em formato doc e/ou docx. O texto deverá ter de três a cinco páginas. 


        Os resumos simples  devem conter título centralizado e em negrito, em caixa alta; resumo contendo entre 200 a 350 palavras com espaçamento entre linhas simples, explicitando introdução, objetivo(s), aporte teórico-metodológico, resultados e conclusões, seguindo orientações do modelo em anexo, em formato doc e/ou docx. 

             Os trabalhos completos, depois de aceitos os respectivos RESUMOS EXPANDIDOS, deverão seguir as seguintes normas conforme modelo de template.

NORMAS PARA TRABALHO COMPLETO

1. O Texto deverá ser elaborado no template disponível no site do evento, em programa compatível com o Microsoft Office-Word 2003 ou superior e conter de 07 a 15, páginas digitadas em formato A4.

É expressamente proibido o envio de arquivo em formato pdf.

2. O texto deverá conter os seguintes componentes:

a). RESUMO E ABSTRACT

b). CONSIDERAÇÕES INICIAIS OU INTRODUÇÃO

c). PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OU MATERIAIS E MÉTODOS

d). RESULTADOS E DISCUSSÕES

e). 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO

f). REFERÊNCIAS

3. O Texto deverá ter:

a) FONTE: Times New Roman, tamanho 12;

b) MARGENS: superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;

c) ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS: de 1,5 cm no texto e simples no título, na autoria, nas notas de rodapé, nos títulos de figuras e de quadros e nas referências;

d) TÍTULO DO TRABALHO: não poderá exceder 15 palavras. Deve constar na primeira linha fonte tamanho 14, em letras maiúsculas, em negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas. O título em língua estrangeira deve constar na segunda linha, com letras minúsculas, exceto a primeira, em itálico, tamanho 14, centralizado e espaçamento simples entre linhas;

e) TÍTULOS DO TEXTO: alinhados à esquerda, letras maiúsculas, negrito, centralizado e espaçamento simples entre linhas;

f) SUBTÍTULOS DO TEXTO, se houver, deverão estar alinhados à esquerda, com a letra inicial maiúscula e em negrito;

g) RESUMO E ABSTRACT: devem preceder o texto devendo ser digitado em espaço simples, com no máximo 250 palavras, fonte tamanho 12;

h) PALAVRAS-CHAVE E KEYWORDS: limitada a 4 (quatro), justificadas e separadas por ponto final. Iniciar cada uma delas em letra maiúscula, fonte tamanho 12;

i) FIGURAS E/OU TABELAS: limitadas a 5 (cinco). A formatação deve seguir o Manual de Normalização de

j) CITAÇÕES E REFERÊNCIAS: as citações devem ser indicadas no texto somente pelo sistema de chamada

AUTOR-DATA e as referências pelo sistema alfabético, alinhadas a esquerda, digitadas em espaçamento simples e separadas entre si por espaço simples conforme orientações ABNT vigentes

k) AUTORIA: Mencionar o nome e sobrenome completo e sem abreviatura de todos os autores (limitado a 05). 

         Sobre as apresentações de trabalho:

  • As sessões de comunicação oral para apresentação dos resumos expandidos nos GT's ocorrerão no dia 10 e 11 de maio de 2023 a partir das 14h
  • Os resumos, acompanhados do comprovante de depósito, devem ser enviados pelo email:. Os emails enviados devem indicar no assunto o nome do GT escolhido. Em caso de submissão de mais de um resumo, os arquivos devem ser enviados separadamente. 
  • Não cabe recurso para os resumos recusados pela Comissão Científica. 
  • A apresentação está condicionada à inscrição no evento. Em caso de trabalhos em coautoria, será obrigatório a inscrição de todos os autores. 
  • Não há limite de trabalhos por inscrito. 

Informações Importantes:

      A)  A submissão dos resumos se encerará, impreterivelmente, na data de 27 de abril. 

      B) Os resultados da avaliação dos trabalhos serão divulgados na data provável entre dia 02 e 05 de maio, sendo publicado nesta seção.

        C) Para os trabalhos completos resultantes dos RESUMOS EXPANDIDOS, enviar a versão completa, após os resultados de aceite pelo  email:  xivsciencult@gmail.com  até a data de inicio do evento em 09/05. Estes trabalhos poderão ser indicados pela qualidade e pertinência a publicação nos Anais do evento.  Os demais trabalhos poderão ser publicados em versão  simples e expandida segundo parecer favorável da Comissão Ciêntifica. 

    C). Para os Resumos Expandidos submetidos e aprovados, mas que não se proponham a publicação completa não é necessário enviar novo arquivo, bastando apenas o enviado no momento da inscrição. Critério que também se aplica aos RESUMOS SIMPLES enviados. Todavia, tanto resumos simples como expandido não voltados a publicação completa, poderão ser indicados para compor os Anais especificos de resumos simples e expandidos.  


Anexos: