Normas para publicação

           NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

             VIII SIMPÓSIO DE ENSINO EM SAÚDE

              TEMA: “ENSINO EM SAÚDE: desafios contemporâneos”

                PPGES - UEMS

 

A Coordenação Geral do VIII SIMPÓSIO DE ENSINO EM SAÚDE (VIII SIES) do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde (PPGES) da UEMS faz saber as orientações prévias para submissão de trabalhos científicos para este evento.

- O período de submissão de trabalhos inicia-se em 10 de agosto de 2022 e encerra-se em 03 de outubro de 2022.

- É obrigatório e de inteira responsabilidade do autor/coautor a leitura completa do edital de submissão dos trabalhos científicos a fim de garantir a devida orientação para cadastro e submissão dos trabalhos.

- As informações prestadas na inscrição e nos textos são de inteira responsabilidade dos autores e coautores, com as implicações legais de acordo com a Legislação Brasileira.

- O relator do trabalho aprovado deverá obrigatoriamente ter realizado sua inscrição e pagamento individual para participar do evento.  O não cumprimento deste requisito, após consulta no sistema, implicará na eliminação automática e não autorização para a apresentação do trabalho científico.

- Os trabalhos científicos submetidos devem estar relacionados aos eixos da edição atual do evento:

EIXO 1- Formação em saúde, processos educativos na educação básica, ensino técnico e cursos de graduação e pós-graduação em saúde.

EIXO 2 - Ensino e aprendizagem em processos de trabalho em saúde.

EIXO 3 - Práticas e tecnologias educativas e as necessidades de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

- É de responsabilidade do participante manter atualizado o endereço de e-mail, contato telefônico e todos os dados cadastrados no sistema a fim de viabilizar uma efetiva troca de informações atualizadas sobre o evento, bem como o cumprimento dos prazos previstos neste edital.

- Serão aceitos textos relacionados à pesquisa, ensino, extensão, relato de experiências e metodológico que tenham no mínimo resultados parciais. Não serão aceitos projetos.

- Fica limitada a quantidade máxima exigida de 1 (um) autor e até 10 (cinco) coautores por trabalho científico.

- O conteúdo dos trabalhos científicos deve ser redigido em norma culta da língua portuguesa.

- No email de encaminhamento/submissão do trabalho, deve estar indicado o relator do trabalho científico no VIII SIES, que deverá ser o autor ou um dos coautores do trabalho científico, com informações de email e telefone celular para contato posterior.

-  Somente os trabalhos científicos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento. 

- Será emitido um certificado com nome de todos os autores do trabalho científico com identificação do relator. 

- A estrutura do trabalho científico deve ser redigido segundo essa estrutura: introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências de acordo com a ABNT.

- O trabalho científico será recusado ou reprovado, nas seguintes situações: não convergente com o escopo do evento e eixos; não cumprimento das normas científicas; não aprovação pela Comissão Científica; em caso de plágio e de não pagamento da taxa de inscrição pelo relator.

- Não haverá devolução do valor referente a inscrição caso o trabalho científico seja reprovado ou não apresentado.

- Os trabalhos científicos aprovados serão apresentados durante o evento em formato definido pela comissão.

- Importante sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitê de ética e/ou equivalente.

- Os trabalhos científicos serão avaliados pelos membros da comissão de acordo com os seguintes critérios: a) objetivos claros; b) qualidade metodológica; c) relevância dos resultados; d) adequação da conclusão; e) originalidade; f) normas da ABNT.Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:

1. Trabalho completo: Mínimo 10 (dez) e no máximo 12 (doze) páginas textuais contendo resumo, descritores e o eixo, introdução (constar o objetivo no último parágrafo desta seção), metodologia, resultados,  discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), considerações finais,  agradecimentos (caráter opcional) e referências de acordo com a ABNT. O trabalho completo deverá ser formatado de acordo com as seguintes normas técnicas:Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm); espaçamento 1,5 cm entre linhas; tipo da fonte arial; tamanho da fonte 12; título (centralizado, negrito); após o título inserir o nome do eixo escolhido (centralizado, negrito); texto justificado, inserir no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) descritores (DECsBireme - decs.bvs.br) separados por ponto e vírgula; figuras, tabelas e quadros deverão ser inseridos no corpo do texto (indicando título e fonte).
Atenção -  no texto não deve conter o nome dos autores.


2. Resumo Simples: O resumo simples deve ser elaborado em um único parágrafo contendo no mínimo 300 palavras e no máximo 500 palavras contendo as sessões: introdução, objetivos, metodologia, resultados/discussões, conclusões e o eixo. A totalidade de palavras do resumo refere-se ao corpo do texto sem incluir o título, os descritores e o eixo. Os resumos deverão estar formatados de acordo com as seguintes normas técnicas: Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm); espaçamento simples entre linhas; tipo da fonte arial; tamanho da fonte 12; título (centralizado, negrito); após o título inserir o nome do eixo escolhido (centralizado, negrito); texto justificado, inserir no mínimo 3 (três) e no máximo  5(cinco) descritores (DECsBireme - decs.bvs.br) separados por ponto e vírgula.

Atenção - no texto não deve conter o nome dos autores.

 

- Os arquivos do trabalho devem ser submetidos no Portal  de Anais UEMS” pelo endereço https://anaisonline.uems.br/ conforme orientação em anexo.

 - NORMAS DE APRESENTAÇÃO - segue abaixo o Modelo de Apresentação. Em breve, o cronograma de apresentações será disponibilizado. O tempo de apresentação será de 10 minutos, e 5 minutos para arguição.





Anexos: