Inscrições

 

Convidamos pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse na área dos estudos em Internacionalização, Inovação, Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas ou que desenvolvem pesquisas e trabalhos nesse horizonte a participarem e enviarem propostas de GT e de comunicação para o “I Encontro Brasileiro sobre Internacionalização e Inovação em Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas” e para a “I Semana do Curso de Letras da UEMS-Cassilândia/MS” nos seguintes eixos temáticos:

 

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURA

  •       Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais
  •       Ensino-aprendizagem de Português Língua Materna
  •       Ensino-aprendizagem de Línguas Indígenas
  •       Ensino-aprendizagem de Português para Estrangeiros
  •       Ensino-aprendizagem de Literatura brasileira
  •       Ensino-aprendizagem de Literaturas estrangeiras
  •       Ensino-aprendizagem de Literaturas indígenas 

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

  •       Ensino-aprendizagem de línguas em contexto de internacionalização
  •       Ensino-aprendizagem de literatura em contexto de internacionalização
  •       Práticas interculturais em contexto de internacionalização
  •       Políticas de Internacionalização da Educação
  •       Políticas Linguísticas aplicadas aos diferentes contextos de internacionalização

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  •       Formação de professores de línguas adicionais
  •       Formação de professores de língua materna
  •       Formação de professores de literatura
  •       Formação e capacitação de professores para atuarem em contextos de Internacionalização da Educação Superior

 

INOVAÇÃO

  •       Pesquisas inovadoras em Linguística e Linguística Aplicada
  •       Pesquisas inovadoras em Teoria Literária, Literatura e Arte
  •       Pesquisas inovadoras em Políticas Linguísticas
  •       Inovações em métodos, abordagens e procedimentos de pesquisa em Letras
  •       Inovações em currículos e políticas de formação de professores de línguas
  •       Inovações em práticas, pesquisas e políticas de Internacionalização da Educação Superior

 

 

 

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO


Os interessados poderão participar nas seguintes modalidades:

1) Participação como ouvinte: permite ao inscrito a participação em todas as atividades do evento, sem a apresentação de trabalhos.  Esta modalidade será aberta a todos os interessados. As inscrições para essa modalidade serão realizadas de 01 de agosto a 30 de setembro de 2021. Para fazer a sua inscrição basta clicar na opção "realizar inscrição" no final desta página, ou clicar no link a seguir: https://eventos.uems.br/pagina/inscricoes/484df0c59ccecf0e71bf742e99aa73ff 

2) Coordenação de Grupos de Trabalho: permite a um grupo de dois ou três pesquisadores submeterem propostas de Grupos de Trabalhos (GT) que explorem questões específicas e transversais aos eixos temáticos do evento. Cada pesquisador poderá ter seu nome inscrito como coordenador em apenas um GT do evento. As inscrições para essa modalidade serão realizadas de 15 de junho a 30 de julho de 2021.

Obs: Informamos que as inscrições para esta modalidade foram encerradas. 

2) Apresentação de comunicação individual – apresentação de trabalhos, pesquisas e experiências sobre aspectos diversos relacionados à Internacionalização, Inovação, Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas ou que apresentem abordagens, métodos, técnicas e perspectivas de pesquisas que sejam inovadoras no âmbito dos Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas. As comunicações serão de 20 minutos para cada trabalho apresentado, sendo 10 minutos reservados para a apresentação da proposta e 10 minutos para o diálogo com os demais participantes. As inscrições para essa modalidade foram prorrogadas até o dia 13 de setembro de 2021.

Obs: Informamos que as inscrições para esta modalidade foram encerradas. 


SUBMISSÕES DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO

 

Para o envio de propostas de comunicação, os participantes deverão apresentar um resumo do trabalho que será apresentado. Serão aceitos manuscritos em Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Francês e, caso o participante deseje, ele poderá enviar o resumo em até dois idiomas (em um mesmo arquivo) sendo um, obrigatoriamente, em Português. Caso preferir, o participante poderá enviar o resumo simplificado, ou seja, apenas em Português. As propostas comunicação enviadas à comissão do evento deverão conter:

a) Título da apresentação;

b) Nome(s) do(s) autor(es);

c) Titulação e Instituições a que se filiam os autores;

d) Resumo da proposta entre 200 e 500 palavras, incluindo 4 palavras-chave.

e) Formatar o manuscrito de acordo com o arquivo/modelo disponibilizado neste link (clique no link em azul para abrir o arquivo).


Observação: Caso o(s) autor(es) enviar(em) uma versão complementar do resumo em Inglês, Espanhol, Italiano ou Francês, eles deverão apresentar todos os itens descritos acima no idioma escolhido.

Para as propostas de comunicação, cada autor poderá submeter até, no máximo, dois trabalhos, como autor(a) principal ou em regime de coautoria. Somente será considerado, para efeito de certificação, o(a)s autore(a)s que apresentarem, de fato, o seu trabalho.

Ao fazer a submissão da proposta de comunicação, o autor deverá indicar se a comunicação será direcionada para algum GT de seu interesse ou se ela será livre. Para conhecer os GTS que comporão o evento CLIQUE AQUI

Os trabalhos submetidos para os GTs serão avaliados pelos proponentes dos grupos, ao passo que os trabalhos enviados para a modalidade "Comunicação Livre" serão avaliados e organizados pela comissão científica do evento. Atenção: as propostas de "comunicação livre" submetidas deverão contemplar pelo menos um eixo temático do evento. As comunicações submetidas para os GTs deverão estar em conformidade com as propostas temáticas delineadas pelos grupos

Obs: Informamos que as inscrições para esta modalidade foram encerradas. 


AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE GRUPO DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO SUBMETIDAS

 

As propostas e resumos enviados serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

 

1) Atendimento às normas de submissão do evento;

2) Relação da proposta com um dos eixos temáticos do evento;

3) Caráter inovador;

4) Natureza científico-profissional das posições, argumentos e proposições assumidos;

5) Descrição clara dos objetivos, propósitos ou resultados do trabalho a ser apresentado;

6) Relevância teórica e científica para as áreas do conhecimento contempladas pelo evento;

7) Qualidade da organização textual (linguagem empregada, coesão, coerência, clareza);

 

Deve-se lembrar que os autores deverão ter cuidado e clareza ao escreverem os resumos, pois eles comporão o livro de anais do evento.

Os trabalhos serão avaliados no transcorrer das submissões e um e-mail será enviado aos participantes confirmando o deferimento ou indeferimento da proposta. Além disso, no dia 21 de setembro de 2021 todas as propostas de GT e comunicação aceitas serão publicadas no site do evento para que todos organizem suas agendas.

Destacamos que todas as modalidades de inscrição serão gratuitas, tendo em vista que o evento ocorrerá de maneira remota, entretanto, o participante inscrito deverá ser responsável por providenciar os seguintes recursos:

a) Computador, celular ou tablet com câmera e microfone em bom estado de funcionamento;

b) Acesso à internet à cabo/Wifi de boa qualidade;

c) Acesso às plataformas Google Meet e YouTube;

A comissão organizadora não se responsabilizará por queda de sinal de internet ou demais eventualidades relativas à conectividade dos participantes.

 

CERTIFICADOS

Todos as modalidades de participação serão certificadas. Para que o participante obtenha seus certificados ele deverá cumprir os seguintes requisitos:  

 

1) Ouvinte: participar de pelo menos 50% das atividades propostas e cumprir uma carga horária de participação de pelo menos 10 horas ao longo de todo o evento. O controle de participação será feito por lista de chamada.

2) Coordenação de Grupos de Trabalho: Acompanhar as propostas de comunicação recebidas para o GT, estar presente no dia das apresentações e monitorar o bom desempenho das atividades.

2) Comunicação individual – Estar presente, apresentar a comunicação submetida e interagir com os demais participantes do GT designado.

 


 


Anexos: