Apresentação

Contextualização da edição:


A presente edição do Sinapeq (Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades) ocorrerá de 24 a 26 de agosto de 2022, na cidade de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul. A programação do evento contará com apresentações de trabalhos, mesas de debate e workshops, com pesquisadores brasileiros e de universidades estrangeiras. 

O evento ocorrerá virtualmente, devido à pandemia de Covid-19. Entretanto, algumas atividades poderão ser desenvolvidas fisicamente na Unidade Universitária da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande, a exemplo de transmissão de palestras e afins. Assim, não será obrigatória a presença dos ouvintes e demais participantes, nas dependências da instituição. Os ouvintes e apresentadores de trabalhos participarão on-line.

Apesar do tema das pequenas cidades ter ganho nos últimos anos relevância acadêmica, por meio da produção de livros, teses, dissertações e artigos que o debate precisa ser ampliado, com a construção de uma agenda de pesquisa nacional, confrontando o assunto na interface empírica de diversas regiões.

No país, essa realidade é desafiadora e, nesse sentido, a presente edição do evento tem como tema: Brasil, pandemia e pequenas cidades: desafios para pensar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.  

O evento é aberto a todos os interessados sobre o tema, tendo como público alvo a academia, a sociedade, órgãos de planejamento e instituições públicas diversas. 
Em 2022, o evento será organizado a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a Rede nacional de pesquisadores de pequenas cidades, denominada Mikripoli, constituída em 2021. 





Histórico do evento:

 

A primeira edição do evento ocorreu em 2008 (I Simpósio sobre Pequenas Cidades), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A segunda edição (II Simpósio sobre Pequenas Cidades) aconteceu em 2010 na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A terceira edição foi realizada em 2014, assumindo o caráter nacional (III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus de Cornélio Procópio. Na quarta edição, em 2018, o evento passou a adotar a sigla Sinapeq (IV Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades) e ocorreu na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus de Ituiutaba. A quinta edição (V Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades), realizada em 2020, foi inteiramente remota, devido à pandemia de Covid-19, sendo organizada pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Campo Mourão. Já a presente edição é a primeira realizada no Centro-Oeste do país, contando com o apoio de Rede Mikripoli que abrange mais de 20 universidades brasileiras e contatos com diversas instituições estrangeiras.